sexta-feira, 8 de junho de 2007

e eu fingo ter paciência.

Paciência.
Virtude ou amadurecimento?
A vida inteira escutei coisas do tipo: "paciência é a maior das virtudes", "tenha paciência que tudo dará certo"; mas nunca havia sentido na pele o poder dessas palavras.

Mas o que dizer a um ser humano que sofre com um grande mal da humanidade, a ansiedade?

Fazer o tempo parar sem sofrer tanto com a angústia da ansiedade, pra mim é um desafio e tanto. Antes eu encarava com um grande fardo, uma coisa big demais pra carregar nas costas...
Mas daí me surge um provébio. Deus não dá fardos maiores do que aqueles que você pode carregar. Será? Enfim...
Acredito que não. Minha espiritualidade não permite. Minha racionalidade também não. É como se tudo que eu aprendi e que vivencio hoje caísse por terra. Mas não, porque o que acontece é o que vivo. Presencio. Pode ser que a opinião da visão de alguém seja meio suspeito. Mas acredito que todos vivem esse momento em suas vidas.
Mas porque seres humanos sofrem tanto com esse mal? Talvez porque a cultura da disseminação do carpe diem esteja um pouco equivocada. Temos em mente que devemos sempre aproveitar nossos momentos como se fossem os únicos em nossas e vidas
e fazer disso sobrevivência em meio aos deslizes emocionais. Saber aproveitar cada momento nem é tão comum de se ver assim. O que mais se vê são esteriótipos de bem estar e qualidade de vida que muitas vezes as pessoas pregam e tentam nos convencer de qualquer forma que aquilo que pode ser bom para elas com certeza vai ser bom pra você também.
Que muitas vezes nem é o que elas realmente vivem - na maioria das vezes são camufladas com aquilo que querem que pensamos dela, tentam assim, dissimular um eu nem sempre tão bom como o que aparenta ser.
As máscaras estão por aí espalhadas disseminando o medo.
Mas acredito que a grande sacada não está simplesmente em detectá-las e destruí-las.
E sim em ver o que há por detrás delas, fazendo com que a superficialidade perca valor imediatamente.

Lorena A.



Creative Commons License


Esta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons.

Nenhum comentário:

scraps.


Trimera Casa de Letras.

Blogueiros do Piauí.