terça-feira, 17 de junho de 2008

Samba!

Samba!

Sabe quando você sente que tudo que andou ouvindo, andou vendo, andou percebendo ficou meio gasto, frouxo, sem aquele tesão de sempre, a novidade, a delícia do experimental? Sentir-se assim é comum. Mais comum do que se realmente percebe. A impaciente vontade de nós seres humanos modernos moradores destas nossas grandes e preenchidas cidades é de nos sentirmos o melhor possível o tempo todo. Buscar, buscar e buscar tudo que nos faça cada vez mais o nosso termômetro de prazer subir!

O brasileiro faz disso o seu dia-a-dia. Tudo é motivo de festa, comemoração, de prazer! Até aquele fato que te remói as entranhas pode ser um ótimo motivo pra te fazer lembrar que a realidade de fato, certas vezes pode ser esquecida.

E que, melhor ainda, nesse tal esquecimento plantamos as nossas mais ricas raízes, a transformação nas artes, na expressão dos sentimentos.

Poderíamos considerar então a trilha sonora perfeita para esse esquecimento, a linguagem mais brasileira da música: o samba.

O hedonismo se manifesta assim através dele. Quem dos ritmos mais remexe as cadeiras, rebola mais? Nossa mulata seria tão menos bela se não fosse o samba batucando ao fundo; as nossas praias talvez deixariam de ser tão afro-dizíacas, se esse tão profundo bem-dizer não permanecesse em cada canto nosso. Nos guetos, nas casas, nas ruas, no dia-a-dia tupiniquim.

Na verdade, eu não saberia o que seria de mim!

Por fim considero uma das mais belas manifestações típicas do nosso cotidiano, aqueles botecos trajados de nostalgia, insinuando a beleza da música, das artes. Na voz de estrelas de uma noite ou daquelas que brilham durante toda uma vida. Nada importa. O que vale é somente o prazer da vida. O prazer de viver.

E sabe porque dizem que Deus é Brasileiro?

Porque ele sabe sambar!

Porque o samba é isso aí, meu rei. Te embala, te envolve e não te devolve. Depois que você escuta, entra na dança, vai ser no seu sangue aonde ele vai correr mais.

Lorena A.



2 comentários:

super lotto disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
pcso lotto result disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

scraps.


Trimera Casa de Letras.

Blogueiros do Piauí.