terça-feira, 17 de junho de 2008

Samba!

Samba!

Sabe quando você sente que tudo que andou ouvindo, andou vendo, andou percebendo ficou meio gasto, frouxo, sem aquele tesão de sempre, a novidade, a delícia do experimental? Sentir-se assim é comum. Mais comum do que se realmente percebe. A impaciente vontade de nós seres humanos modernos moradores destas nossas grandes e preenchidas cidades é de nos sentirmos o melhor possível o tempo todo. Buscar, buscar e buscar tudo que nos faça cada vez mais o nosso termômetro de prazer subir!

O brasileiro faz disso o seu dia-a-dia. Tudo é motivo de festa, comemoração, de prazer! Até aquele fato que te remói as entranhas pode ser um ótimo motivo pra te fazer lembrar que a realidade de fato, certas vezes pode ser esquecida.

E que, melhor ainda, nesse tal esquecimento plantamos as nossas mais ricas raízes, a transformação nas artes, na expressão dos sentimentos.

Poderíamos considerar então a trilha sonora perfeita para esse esquecimento, a linguagem mais brasileira da música: o samba.

O hedonismo se manifesta assim através dele. Quem dos ritmos mais remexe as cadeiras, rebola mais? Nossa mulata seria tão menos bela se não fosse o samba batucando ao fundo; as nossas praias talvez deixariam de ser tão afro-dizíacas, se esse tão profundo bem-dizer não permanecesse em cada canto nosso. Nos guetos, nas casas, nas ruas, no dia-a-dia tupiniquim.

Na verdade, eu não saberia o que seria de mim!

Por fim considero uma das mais belas manifestações típicas do nosso cotidiano, aqueles botecos trajados de nostalgia, insinuando a beleza da música, das artes. Na voz de estrelas de uma noite ou daquelas que brilham durante toda uma vida. Nada importa. O que vale é somente o prazer da vida. O prazer de viver.

E sabe porque dizem que Deus é Brasileiro?

Porque ele sabe sambar!

Porque o samba é isso aí, meu rei. Te embala, te envolve e não te devolve. Depois que você escuta, entra na dança, vai ser no seu sangue aonde ele vai correr mais.

Lorena A.



2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

scraps.


Trimera Casa de Letras.

Blogueiros do Piauí.